O que é o autismo?
O autismo é uma perturbação no desenvolvimento. Este apresenta-se como um conjunto de alterações e transtornos que afeta o normal crescimento e desenvolvimento da criança.
O espectro de autismo inicia-se, regra geral, durante os primeiros três anos de vida. Quando existe autismo infantil, as crianças apresentam comportamentos diferentes da normalidade. Esta perturbação pode apresentar-se na forma de atitudes e atividades estranhas que são, muitas vezes incompreensíveis.
É importante ter em conta que o autismo não se manifesta da mesma forma em todas as crianças. Este é um dos motivos pelo qual é mais difícil de detetar.
Em casos menos graves de autismo infantil, as crianças falam e desenvolvem as suas capacidades intelectuais. No entanto, apresentam perturbações sociais e comportamentais.
De uma forma muito geral, o espectro de autismo altera a forma como a criança vê e experiencia o mundo que a rodeia. Uma criança com autismo não interpreta os acontecimentos e sentimentos da mesma forma das restantes. É por isso que, muitas vezes, o autismo infantil também está associado ao isolamento social.
Como se manifesta o autismo infantil?
As alterações comportamentais típicas do espectro de autismo revelam-se durante a infância. Embora seja comum surgirem entre os 18 e os 24 meses, estas tornam-se mais evidentes dos dois aos seis anos.
Alguns sinais de alerta do autismo infantil são:
- Não balbuciar ou emitir sons até aos 12 meses;
- Não gesticular – apontar ou acenar – até aos 12 meses;
- Não pronunciar palavras simples até aos 16 meses;
- Não formar frases com duas ou mais palavras até aos 24 meses;
- Perder a capacidade de linguagem e/ou competências sociais.
A Associação Americana de Psiquiatria definiu alguns critérios que abrangem as áreas sociais, comportamental e de comunicação.
Estes são alguns dos comportamentos a que deve estar atento/a:
- Dificuldades em estabelecer contacto visual;
- Dificuldade no relacionamento com outras crianças;
- Dificuldade na partilha de emoções;
- Insensibilidade face aos sentimentos das pessoas que o/a rodeiam;
- Atraso na fala – incapacidade em iniciar ou manter uma conversa, repetição de palavras sem compreender o seu significado;
- Interesse considerado anormal em relação a objetos ou tópicos;
- Comportamentos repetitivos e/ou demonstra-se perturbado quando a sua rotina é alterada.
Outros sinais de autismo infantil são:
- Atraso mental
- Epilepsia
- Bipolaridade
- Hiperatividade
- Impulsividade
- Défice de atenção
- Perturbação obsessiva compulsiva
- Hábitos de sono pouco habituais
- Ausência de medo
Diagnóstico do autismo infantil
Embora estes sinais não sejam obrigatoriamente sinal de autismo infantil, é importante, caso se manifestem, que recorra à avaliação e diagnóstico por parte de especialistas.
É importante perceber que o diagnóstico do espectro de autismo não é um processo simples. Este assenta na observação da criança, dos seus comportamentos e das suas competências sociais e verbais.
O diagnóstico do autismo infantil deve ser realizado antes dos três anos de idade. Quanto mais cedo for feito, maiores são as probabilidades de melhorar o comportamento e desenvolvimento da criança.
Na Clínica CSI temos uma equipa de profissionais multidisciplinares preparados para diagnosticar, avaliar e acompanhar crianças com espectro de autismo. Mais do que diagnosticar, a nossa equipa vai ajudar o seu filho a trabalhar, desenvolver e recuperar as competências sociais, comportamentais e de linguagem.
Identificou alguns dos sinais de alerta do autismo infantil no seu filho?
Marque uma consulta de avaliação e diagnóstico!