Av. Júlio Graça 246
4480-672 Vila do Conde

252638646 | 925948918
*custo chamada fixa/móvel nacional

A sua Clínica de Saúde Integral

Partilhe este artigo:

Quer receber os artigos do nosso blog no seu email?

Podologia: Prepare os seus Pés para o Verão

O Verão está a chegar e, como é natural, vai começar a dar mais atenção aos seus pés. A Podologia ajuda-o/a a manter os seus pés mais saudáveis e bonitos.

Os pés são uma das partes mais importantes do corpo. No entanto, também é uma das que prestamos menos atenção.

Os nossos pés passam grande parte do dia “fechados” dentro dos sapatos. Por isso mesmo, acabam por ser relegados para segundo plano… ou terceiro! No entanto, quando o calor começa a apertar começamos a prestar mais atenção a esta parte do nosso corpo.

Apesar de o Verão ser a altura em que os nossos pés podem “respirar”, esta também é a altura em que surgem mais problemas. O aumento da temperatura, a transpiração e a ausência de calçado em piscinas e praias tornam necessário aumentar os cuidados que temos com esta parte do corpo.

A Podologia é a área da saúde responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos pés. Um especialista pode ajudá-lo/a a ter os pés mais bonitos e saudáveis.

 

A importância dos pés

Os nossos pés são estruturas muito complexas. Esta parte do nosso corpo é formada por ossos, articulações, músculos, nervos, vasos sanguíneos e unhas. Os pés são a base do corpo e são essenciais para a sustentação, locomoção e equilíbrio.

No entanto, muitas vezes sem percebermos, estamos a pôr os nossos pés em risco. Apesar de servir de proteção, o calçado é um dos maiores perigos para esta parte do nosso corpo. Não utilizar o calçado certo pode criar danos. Os mais comuns são as unhas encravadas, micose, bolhas, calos e frieiras.

Outro aspeto muito importante é que os pés transmitem informações sobre a nossa saúde. O aparecimento de sintomas e outros sinais podem indicar que algo está errado com o seu corpo e com a sua saúde. Por isso mesmo, é essencial não deixar de lado o cuidado com os seus pés.

Podologia: Cuidados a ter com os pés

Os cuidados com os pés não devem ser encarados como uma mera questão estética. Esta parte do corpo merece atenção especial para ser capaz de suportar o peso das atividades do dia a dia.

A Clínica de Saúde Integral sugere-lhe os seguintes cuidados com os pés:

Escolha o calçado certo

Utilizar calçado confortável é muito importante para a saúde dos seus pés. Os seus sapatos devem ter o tamanho certo e um bom amortecimento, principalmente quando pratica exercício físico. Também é importante limitar o uso de saltos altos. Estes podem causar problemas nos tendões quando são utilizados durante muito tempo.

Ande descalço/a

A utilização de calçado durante a maior parte do dia prejudica a saúde dos seus pés. Sempre que possível, tire os sapatos e ande descalço.

Massage os seus pés

Realizar massagens nos pés com um creme hidratante ajuda a manter a saúde desta parte do corpo e prevenir calos e frieiras.

Alongue os dedos dos pés

Os alongamentos são uma ótima forma de exercitar os músculos e ligamentos dos seus pés. Este é um exercício rápido e prático que ajuda a ter pés mais saudáveis.

Proteja-os do sol

No Verão é natural que ande mais tempo com os pés descobertos. No entanto, quando anda de sandálias ou chinelos, é importante que passe protetor solar no peito do pé. Isto ajuda a prevenir queimaduras e, em casos mais graves, cancro da pele.

Não descure na lavagem

A limpeza dos pés é um fator essencial para a sua saúde. Deve lavá-los com sabão com pH neutro, especialmente entre os dedos.

Tenha atenção à secagem

Também deve prestar atenção quando seca os seus pés. É importante não se esquecer da região entre os dedos e não fazer demasiada fricção com a toalha.

Hidrate com um bom creme

Tal como acontece com a pele, a hidratação dos seus pés é muito importante. Isto ajuda a prevenir o aparecimento de calosidades. No entanto, um hidratante comum pode não ser suficiente. Prefira cremes especialmente desenvolvidos para cuidar dos pés.

Cuide das suas unhas

As unhas encravadas são um dos principais problemas relacionados com os pés. Por isso mesmo, deve ter especial atenção a esta parte. É importante que corte as unhas de forma reta e não retire as cutículas. Estas funcionam como uma proteção e barreira contra infeções.

Consulte um podologista 

A melhor forma de garantir que os seus pés estão bonitos e saudáveis é com a ajuda de um profissional. Por isso, não hesite em marcar uma consulta com um podologista e garantir que está tudo bem com esta parte do seu corpo.

 

A Clínica CSI tem à sua disposição podologistas experientes que o podem ajudar a cuidar da saúde dos seus pés.

 

Entre no Verão com pés bonitos e saudáveis!

Marque a sua consulta!

Faça uma marcação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter

Receba os artigos do nosso blog no seu email.

Ao subscrever aceita os termos e condições e de privacidade.

Programa "Anos Incríveis"

Inscrições Abertas