Esta perturbação surge devido à falta de estímulos sonoros durante a infância. Isto leva a que uma criança tenha dificuldades em perceber, memorizar ou até compreender as informações que ouve.
Uma criança com Perturbação do Processo Auditivo tem tendência para ser mais distraída, mostrar-se incomodada em ambientes com mais barulho e/ou trocar as letras. Estes são alguns dos sintomas que deve ter em atenção durante o crescimento do seu filho.
É importante que estes sintomas sejam percebidos o mais cedo possível. A Perturbação do Processo Auditivo tem cura e quanto mais cedo for detetada mais rápido se consegue corrigir a criança.
Perturbação do Processo Auditivo: A importância do processo auditivo
O processo auditivo é responsável pelas competências auditivas que nos envolvem diariamente. Estas são fundamentais para o bom desenvolvimento de uma série de competências, nomeadamente linguísticas.
É importante perceber que a competência auditiva vai muito além da simples captação de um som. É a audição que nos permite aprimorar as nossas capacidades comunicativas, por exemplo.
De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association, as nossas competências auditivas estão intrinsecamente relacionadas com os seguintes aspetos:
√ Interpretação do que ouvimos;
√ Capacidade de lateralização e localização do som;
√ Discriminação auditiva;
√ Memorização de uma sequências de informações ouvidas;
√ Reconhecimento dos diferentes aspetos temporais de um som;
√ Análise de sons quando há presença de sinais acústicos competitivos e degradados.
Uma criança que apresente uma falha no processamento e análise do som é diagnosticada com Perturbação do Processo Auditivo.
Embora as suas causas sejam muitas vezes desconhecidas, existem uma série de fatores que podem estar relacionados com esta perturbação. As três causas mais comuns são:
- Problemas na gestação e no nascimento;
- Otites médias crónicas;
- Problemas na neuro maturação do sistema auditivo.
Atualmente existem uma série de testes comportamentais que ajudam a avaliar as competências auditivas. Uma criança é diagnosticada como portadora da Perturbação do Processo Auditivo quando dois dos testes mostram alterações.
- Dificuldades de aprendizagem
- Dificuldades de Linguagem
- Afasias do desenvolviment
- Dislexia do desenvolvimento
- Perturbação da hiperatividade com défice de atenção
- Prematuridade
- Baixo peso ao nascer
- Doenças genéticas
- Trauma craniano
- Doenças do sistema nervoso central
- Exposição a substâncias tóxicas como o monóxido de carbono e o chumbo
- Síndrome de Landau-Leeffner
- Epilepsia
- Disfunções metabólicas
- Doenças cerebrovasculares
- Doença de Lyme
- Perturbações no desenvolvimento
A Perturbação do Processo Auditivo implica dificuldade na capacidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros.
Vários estudos realizados mostram que existe uma relação entre esta perturbação e a Perturbação da Comunicação.
Mais recentemente também ficou provado que a Perturbação do Processo Auditivo prejudica o desempenho académico das crianças. Ao ter dificuldade na perceção e discriminação de sons, as crianças são prejudicadas no ambiente de aprendizagem.
Perturbação do Processamento Auditivo: Como funciona o processo auditivo?
O sistema auditivo envolve várias redes de neurónios complexas. Estas atuam de forma diferenciada no processamento do som ao longo das vias auditivas centrais.
Sempre que um som é produzido este deve alcançar o córtex auditivo. Para isso, a informação auditiva percorre o sistema auditivo periférico e as vias neurológicas do sistema nervoso central. Este caminho foi denominado de CANS – Central Auditory Nervous System.
Durante este percurso, o evento acústico e processado pelo indivíduo. Isto permite que ele detete, discrimine, localize, identifique, reconheça o estímulo e, por fim, interprete o som.
Identificou alguns dos sintomas referidos no seu filho? Marque uma consulta de avaliação e diagnóstico na Clínica de Saúde Integral. Os nossos profissionais vão ajudar o seu filho a ultrapassar as dificuldades!