A voz assume uma importância especial na comunicação humana. No entanto, existem situações em que a saúde vocal pode ser afetada, como é o caso da disfonia. Conheça as causas e formas de prevenir esta alteração vocal!
Vamos começar por desvendar conceitos…
A voz…

A voz é produzida quando o ar expelido pelos pulmões passa pelas cordas vocais, provocando a sua vibração. Este som é amplificado na faringe, boca e nariz e articulado na cavidade oral.
A voz tem uma identidade própria, refletindo as caraterísticas individuais e únicas de cada pessoa, como o género, idade, personalidade e cultura.
A fala…
A fala acontece quando a voz transmite um código comum de um grupo: a palavra!Com palavras ou sem elas, é impossível negar a importância da voz como meio de comunicação privilegiado entre a raça humana.
A Disfonia
As alterações vocais têm um grande impacto no quotidiano de todos nós. É por isso que, no início deste novo ano, a CSI quer partilhar consigo as causas, consequências e cuidados a ter para evitar esta alteração vocal!A disfonia é, por definição, toda e qualquer dificuldade na emissão vocal. Esta deve ser registada como potenciadora de um distúrbio na comunicação oral. Esta alteração vocal pode ter diversas causas, por exemplo:
- Abuso vocal
- Nódulos nas cordas vocais
- Pólipos nas cordas vocais
- Paralisia das cordas vocais
- Tumores
- Laringite
- Alterações psico-emocionais
- Entre outras…
A disfonia representa uma dificuldade na emissão vocal, que impede a produção natural da voz. Essa dificuldade pode manifestar-se por meio de uma série de alterações vocais, tais como:
- Dificuldade em manter a voz
- Cansaço ao falar
- Variações na frequência habitual
- Rouquidão
- Falta de volume e projeção
- Perda da eficiência vocal
- Pouca resistência ao falar
A disfonia é, na verdade, apenas um sintoma presente em vários e diferentes alerações vocais. Esta ora se manifesta como sintoma secundário ora como principal. O indivíduo que padece de um distúrbio vocal sofre limitações de ordem física, emocional e profissional.

Existem relações diretas entre a saúde oral e as condições de trabalho. Como tal, os cuidados com a voz são essenciais para a sua correta preservação.
Estes cuidados são especialmente importantes para os profissionais que diariamente necessitam da voz para o exercício da sua função, tal como professores, apresentadores, telefonistas, cantores, secretárias, jornalistas, entre outros.
A falta de prevenção ou o uso abusivo da voz podem desencadear o aparecimento de rouquidão persistente, cansaço, ansiedade e/ou apatia generalizada.
O tratamento para a disfonia consiste na redução dos fatores causais encontrados após a avaliação médica. A solução pode passar por uma intervenção cirúrgica, repouso vocal e/ou intervenção terapêutica adequada.
O médico otorrinolaringologista faz o diagnóstico por meio de um exame clínico. Já o terapeuta da fala determina o tipo de disfonia, o grau de intensidade e quais os aspetos do comportamento da pessoa responsáveis pela disfonia.
A intervenção do Terapeuta da Fala, sempre em parceria com um médico especializado, visa minimizar a disfonia. Isto é feito através de exercícios vocais, bem como da mudança de comportamentos potenciadores da alteração vocal.
É importante não esquecer que a rouquidão persistente não é normal. Quando isso acontece deverá procurar um profissional de saúde especializado na área.
Cuidados com a Voz
A prevenção é o melhor caminho para a manutenção de uma voz saudável. Para o ajudar, a CSI partilha consigo alguns dos cuidados diários que deve ter!
- Beber entre um a dois litros de água – à temperatura ambiente – por dia (trazer sempre uma garrafa de água consigo)
- Fazer intervalos para beber água quando fala muito
- Não fumar
- Controlar a quantidade de café
- Controlar o nível de stress
- Controlar a ingestão de bebidas alcoólicas e/ou gaseficadas
- Evitar gritar ou falar muito alto
- Manter uma alimentação equilibrada
- Controlar a exposição a aparelhos de ar condicionado
- Controlar a exposição a ambientes ruidosos
Com estes cuidados torna-se mais fácil manter a saúde vocal. Assim sendo, se identificou algum destes sintomas está na hora de recorrer a um especialista.
Na CSI temos uma equipa de Terapeutas da Fala que o/a podem ajudar a minimizar esta alteração vocal!